sábado, 5 de março de 2011

PROBLEMAS COMUNS EM CONSULTÓRIO DE ORTOPEDIA PEDIÁTRICA

PROBLEMAS COMUNS EM CONSULTÓRIO DE ORTOPEDIA PEDIÁTRICA



Hoje em dia ainda é bastante comum a procura ao consultório de Ortopedia por pais preocupados com os seus filhos, que apresentam algum tipo de “deformidade”, sobretudo nos membro inferiores, mais particularmente os pés.

O “Pé plano ou Pé chato”, o “geno valgo ou junteiro”, entre outras são causas freqüentes desta preocupação.

Uma vez na consulta, o Ortopedista deve dirimir todas as dúvidas e até angústias em relação às deformidades questionadas, explicando com clareza o estágio atual daquela deformidade bem como da sua evolução, instituindo o tratamento quando necessário e informando de sua provável evolução.

Acreditamos que o acompanhamento ortopédico deve ser periódico, com avaliações regulares, utilizando-se de exames complementares quando necessário, trazendo mais segurança e confiabilidade para todos.

O tratamento para as alterações é sobretudo conservador. O uso de palmilhas corretivas, tênis ortopédicos, órteses entre outros, são sem dúvida alguma os principais recursos que temos neste tratamento.

Os tênis bem como as palmilhas foram neste universo, os que mais evoluíram em conforto e praticidade, com materiais mais leves e uma concepção mais moderna de cores e formas, atraindo a criança para o uso contínuo sem traumas, o que não ocorria com as antigas botas, embora ainda hoje guardam seu espaço e suas indicações, que embora muitíssima restrita, não se pode dizer que foram abolidas.


Dr. José Silvério Nunes da Fonseca
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé e da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva.
Membro da SLAOT – Sociedade Latino-Americana de Ortopedia e Traumatologia.

Nenhum comentário: