sábado, 26 de março de 2011

VÍDEO-ARTROSCOPIA DE JOELHO - ORIENTAÇÕES

VÍDEO- ARTROSCOPIA DE JOELHO

          É um procedimento cirúrgico utilizado para visualizar, diagnosticar e tratar de problemas nas articulações. Neste tipo de exame, um cirurgião ortopedista realiza uma pequena incisão na pele do paciente e insere instrumentos do tamanho de um lápis, que contém uma lente e um sistema de iluminação para ampliar e iluminar o interior da articulação. Através de uma pequena câmera presa ao equipamento, o cirurgião pode ver em um monitor o interior de um joelho, cartilagem, ligamentos e abaixo da patela, podendo determinar o tamanho e o tipo de ferimento e, então, corrigir a lesão.
O diagnóstico de patologias no joelho começa com uma completa avaliação clínica, exame físico que é o momento mais importante, podendo ser necessária a utilizaão de exames complementares de imagem tais como, raios X, ressonância magnética e tomografia computadorizada entre outros inclusive laboratoriais.
Utilizando-se o equipamento da artroscopia é possível obter um diagnóstico final muito mais preciso que em uma cirurgia normal ou estudos de raios X.
As alterações mais freqüentes encontradas durante uma Vídeo-Artroscopia de Joelho são:
·         Lesões internas de joelhos como lesões meniscais, lesões ligamentares, lesões condrais (cartilagem), condromalácea de patela, osteoartrose, corpos livres, corpos estranhos entre outras.

Quem é candidato a Vídeo- Artroscopia

Sinais que demonstram que você é candidato a este procedimento
  1. edema crônico (ïnchaço”) ou derrames de repetição,
  2. dor persistente,
  3. falseios e perda de confiança no seu joelho,
  4. quando outros tratamentos, tais como, uso regular de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios, joelheiras e sessões de fisioterapia não alcançaram êxito em resolver o problema existente no seu joelho.





PÓS-OPERATÓRIO

A recuperação pós-operatória de um procedimento artroscópico do joelho é muito mais rápida do que após as tradicionais cirurgias “abertas”. Entretanto, é muito importante que você siga adequadamente as instruções prescritas pelo seu cirurgião.
  1. Edema (“inchaço”): Mantenha elevada a perna operada a maior parte do tempo nos 02(dois) primeiros dias após o procedimento, para lesões para Vídeo-artroscopias simples e até 03 (três dias) para as que envolverem Reconstruções de Ligamentos.
  2. Aplique bolsa de gelo durante 20 (vinte) minutos de 02 em 02 horas para evitar a dor e o edema e derrame articular.
  3. Cuidados com o Curativo: Após o procedimento você retornará para casa com algumas ataduras cobrindo o seu joelho. Remova as ataduras no dia seguinte a cirurgia e faça um novo curativo utilizando todas as condições de higiene necessárias, lavando-se apenas com Soro Fisiológico. Mantenha as incisões cirúrgicas limpas e secas, colocando apenas tiras de Micropore diretamente sobre as incisões cirúrgicas. Os curativos devem ser trocados, quando necessário, de 2 em 2 dias, mantendo-se o apenas o micropore.
*** A retirada de pontos para Vídeo–Artroscopias deverá ser com 10 (dez) dias e para Reconstrução Ligamentar entre 12(doze) e 15(quinze) dias.
  1. Reavaliação no consultório 08 (oito) dias após a cirurgia.
  2. Reabilitação Fisioterápica: iniciará no dia seguinte a intervenção cirúrgica com exercícios isométricos. Consegue-se isto fazendo a contração do músculo Quadríceps Femural (anterior da coxa) do joelho operado e elevando-o, sem flexionar o joelho, durante 10(dez segundos). Relaxa-se a seguir durante 5 (cinco) segundos e repete o movimento. Faz-se isto por 10 (dez) vezes. Após o 3º (terceiro) dia, inicia-se a Reabilitação com ajuda do Fisioterapeuta.
  3. Apoio do Peso: Após a maioria das cirurgias vídeo-artroscópicas você poderá caminhar sem maiores restrições. Entretanto, em determinados casos, o seu cirurgião poderá orientá-lo sobre a necessidade do uso de muletas e de evitar o apoio no solo do membro inferior operado por um certo período de tempo. Gradualmente você poderá ir descarregando mais peso, conforme diminui o seu desconforto e aumenta a força de seu joelho. Normalmente você poderá voltar a dirigir após 03 (três) semanas.
 ****a restrição da marcha normalmente se aplica aos casos extensas Lesões de Cartilagem.
     7 . Medicamentos: Serão prescritos medicamentos para analgesia e prevenção de infecção.


Complicações

Problemas pós-operatórios não são freqüentes e quando ocorrem são de pequena monta. Entretanto, potencialmente poderá ocorrer infecção, sangramentos e derrames articulares acentuados. Um pequeno derrame é esperado, por isso a Crioterapia (Gelo) é fundamental.
 Casos menos comuns são de rejeição do material de síntese (parafusos) , uma vez que hoje utilizamos parafusos de titânio, e menos comum ainda casos de trombose venosa profunda.


                                                        http://www.iafortopedia.com.br/orientacoes-para-pacientes/artroscopia/


Contatos: 3289-7767 – Porto Dias Metropolitan
Blog:   drjosesilverio.blogspot.com
Twitter: @dr_silverio
          

5 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante sua materia sobre artroscopia, bem clara de entendimento mesmo para quem não é da area ou candidato a cirurgia. Uma coisa tenho que ser sincera com voce, o que difere voce de outros medicos que ao explicar o quadro ao paciente, vc não utiliza termos tecnicos que deixa o paciente pior que está. Parabens

Anônimo disse...

se eu tivesse achado este blog antes, talvez minha recuperação tivesse sido mais satisfatória.
O post foi publicado 4 dia antes da minha artroscopia e não recebi orientação alguma do médico. Como dizem: existem médicos e MÉDICOS.

Anônimo disse...

fiz uma artroscopia na utima quarta feira, minisco e ligamento e estou querendo saber mais da recuperaçao, o medico falou que nao podia encostar o pe no chao ate o retorno na quarta feira...

Anônimo disse...

Fiz uma vídeo artroscopia,o médico falou que posso andar mais evitar apoiar o peso todo na perna esquerda!Volto no hospital daqui 15 dias!!Sentindo dores apenas nos pontos de um lado!!

Unknown disse...

Parabéns, mto elucidante sua matéria!!! Vou fazer o procedimento de vídeoartroscopia e estou mto mais seguro após ler a sua matéria!!! Mto obrigado por dividir conosco, q somos leigos, um assunto tão importante, ainda mais qdo vamos passar pela situação!!!!